Normas de Funcionamento

Regras Importantes

A pontualidade é de grande importância para o desenvolvimento das atividades e rotina do Berçário/Escola, portanto, pedimos sua atenção diante dos horários:

►INTEGRAL : 7h às 18h .
►SEMI-INTEGRAL: 7 às 12h ou 13h às 18h.
►ESCOLA/ Matutino: 7h30 às 11h30.
►Vespertino: 13h30 às 17h30.

*Prazo de tolerância: 20 min (na saída).
*Saída antecipadas deverão ser comunicadas, com antecedência, para que não atrapalhe a rotina da Instituição.
*As crianças só serão entregues às pessoas autorizadas pelos pais ou responsáveis.

É importante o uso do uniforme pelo conforto e pelo que representa de identificação para o grupo.
É obrigatório diariamente, em todas as atividades internas e externas. Em caso de “eventualidade”, a falta deste deve ser justificada por meio da agenda que será carimbada para nosso controle, mesmo com justificativa.
As crianças matriculadas em período integral devem vir uniformizadas e enviar outra muda do uniforme para ser vestido na ocasião do banho, caso contrário, após o banho serão utilizadas as mesmas peças. Possuímos uniformes de inverno.
Não é permitido o uso de chinelos ou tamancos.

A agenda deve ser mantida dentro da mochila.
Todo recado aos educadores dever ser registrado para evitar possíveis esquecimentos e enganos. Normalmente a agenda “escolar” – T.II ao Jd.II – é recolhida somente na quinta-feira, portanto caso envie recados, comunique na portaria. A leitura “atenta e diária” (pelos pais) é de extrema importância, pois comunicados de urgência poderão ser enviados.

É necessário que os pais procurem se inteirar sobre o que ocorre com seu(a) filho(a). Não comentem eventuais duvidas diante dele. Estaremos sempre prontos a atende-los, portanto, reclamações e sugestões devem ser feitas imediatamente, para que possamos solucionar seu problema.

Não é permitida a compensação de falta da criança em outro horário ou dia, pois nossa equipe trabalha em turnos diferenciados e de acordo com a quantidade de crianças.

Não concedemos descontos no valor da mensalidade caso a criança se ausente por mais dias.

A avaliação é entendida como um processo contínuo e cumulativo de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho pedagógico, segundo os objetivos do Berçário/Escola.

A avaliação é efetuada mediante o acompanhamento dos momentos mais significativos do desenvolvimento da criança em suas atividades individuais e coletivas. Bimestralmente ocorrem reuniões de pais e enviamos relatórios pedagógicos dos(as) alunos(as) – Turma II ao Jd.II. O relatório da Turma I é semestral.

É importante sua participação nos eventos e reuniões promovidos pelo Berçário/Escola, pois só assim, será possível avaliar o quanto nossa equipe está atenta ao seu(ua) filho(a). Seu interesse fará com que a criança perceba o valor que os pais dão aos estudos e a própria escola.

Faz parte da nossa programação extracurricular, passeios pedagógicos e recreativos. É necessário confirmar a participação de seu(a) filho(a) na data prevista, pois os passeios dependem do número de participantes. Cabe aos responsáveis o compromisso com as datas preestabelecidas e comunicadas via agenda, pois a escola não se compromete a lembrá-los oralmente.

O uniforme completo é indispensável nesta ocasião, pois seu uso favorece a identificação da criança em locais públicos, bem como, a mochila personalizada e garrafinha de água individual.

Todos(as) os(as) alunos(as) são convidados(as) a participar da dança e capoeira e devem adquirir o uniforme especifico “somente quando solicitado”. Como estas atividades recreativas acontecem no mesmo horário, é necessário escolher apenas uma modalidade em substituição à educação física, que poderá ser aplicada pelas professoras da Educação Infantil.

Objetos de estimação ou pessoais não devem vir para o Berçário/Escola, pois não é possível nos responsabilizarmos por supostos danos a estes. Tudo que vier de casa deverá estar marcado com o nome da criança para evitar possíveis trocas, inclusive garrafinhas de água, remédios e roupas.

Não é permitido que crianças com doenças contagiosas (estomatite, conjuntivite, catapora, viroses, entre outras), diarréia constante ou febre muito alta frequentem o Berçário/Escola sem a autorização “por escrito” do pediatra.

Esta é uma medida de prevenção e contamos com a compreensão e colaboração de todos, pois neste momento, as crianças necessitam de cuidados especiais e individuais para uma recuperação tranquila, eficiente e mais rápida.

Pequenos ferimentos, febre leve e indisposições, poderão ser tratados no Berçário/Escola de acordo com os dados da ficha da criança. Se for necessário administrar algum remédio no período que a criança encontra-se conosco, este deverá ser entregue aos cuidados da Tia Emília ou na secretaria, com a receita médica, etiquetado com o nome da criança, dosagem e horário indicado. Na saída deverá ser solicitado, cabendo aos pais o não esquecimento deste.

Emergência: contamos com o serviço da VIDA UTI-MÓVEL que, em caso de emergência, faz o atendimento da criança nas dependências da Instituição. Os pais serão comunicados, imediatamente, sobre todos os procedimentos.
Casos especiais: quanto às crianças com problemas específicos de saúde, o Berçário/Escola deve receber orientações mais detalhadas sobre como agir.

É enviado um cardápio semanal às crianças que recebem alimentação na Instituição. Este cardápio é elaborado e acompanhado por uma nutricionista.

O trabalho de educação alimentar se intensifica ao longo do ano com palestras às crianças e à nossa equipe de trabalho. Pedimos assim, ajuda dos Srs. quanto ao incentivo de uma alimentação mais saudável, evitando com grande frequência, a degustação de guloseimas, salgadinhos industrializados e refrigerantes. Não é permitido o envio de balas e chicletes.

As refeições são servidas em ambiente apropriado, higiênico, confortável e tranquilo, de acordo com as singularidades de cada grupo etário.

É permitido comemorar o aniversário na sala de aula, sem a presença dos pais e convidados, mediante agendamento prévio e cumprimento de regras específicas. Outras comemorações podem ser realizadas em horário de aula ou não, na Casa da Praça. Veja as Comemorações Casa da Praça.

As crianças matriculadas na modalidade “escola” ou “recreação”, gozam de férias nos meses de janeiro, julho e dezembro, sendo que, as mensalidades referentes a estes meses devem ser pagas, impreterivelmente, na data do vencimento.

As crianças matriculadas no “Berçário, Semi-integral e Integral” tem o direito de frequentar no período de férias (janeiro, julho e dezembro), no entanto, não serão oferecidos descontos caso os pais não tragam as crianças ou em caso de ausência por motivo de férias ou recesso por parte dos responsáveis. O pagamento deve ser efetuado, corretamente na data do vencimento, pois o Berçário, Semi-integral e Integral continua com seu funcionamento e despesas, sem interrupções. Crianças do Semi-integral e Integral em idade escolar participarão da escola, no entanto, a mensalidade das férias deverá ser quitada diante de desistência nos meses que antecedem estas.

A Casa da Praça promove nestes meses uma Colônia de férias para a criançada se divertir. Confira os Eventos na Casa da Praça.